terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Espiritismo tem resposta para todas as questões da vida


   Eu tinha 40 anos, era ateu e emocionalmente simplista para não dizer orgulhoso, aliás, lançando um olhar sobre essa época ou estágio de minha vida, me conscientizo de que eu não era propriamente ateu, aconteceu que eu fora mal formado e inadequadamente informado do que é Deus. Dizendo isso em outras palavras, eu fora educado no colégio de freiras em Gravataí, RS, e no ginásio Anchieta dos padres Jesuítas em Porto Alegre, considero que o que esses educadores me botaram na mente havia sido uma típica lavagem cerebral. Era um deus autoritário, complacente com os seus preferidos, muito poderoso e incompreensível por determinar a unicidade da vida; ou seja, você viveria uma só vida e daí iria para o purgatório, o céu ou o inferno por toda a eternidade.
   Só acreditei na justiça infinita de Deus quando me defrontei com a justa lei da reencarnação. O encontro com a Doutrina Espírita foi para mim a “Porta de Damasco”, aquela em cuja frente o apóstolo Paulo literalmente caiu do cavalo e da vida que levava. A Reencarnação é a base da lei da Evolução que a todos permite novas oportunidades aos que erram e querem reparar os erros cometidos e se lucificar. Foi exatamente Jesus quem disse ao senador Nicodemos: “Em verdade te digo Nicodemos, que para ir para o céu é preciso nascer de novo, na carne e no espírito”. Os teólogos do início do cristianismo alteraram substancialmente essa clara revelação de Jesus, isto porque Ele, a fim de mostrar nossa responsabilidade e livre-arbítrio, também falou das alegorias do céu e do inferno. Para torná-las viáveis, o papado de Roma editou a criação do purgatório, inspirado na obra de Dante Alighieri; convém registrar que Cristo nunca citou a palavra purgatório. É preciso estudar o desenvolvimento da cultura ditada por Roma no curso da história.
Um só Rebanho

   Cristo advertiu que mais tarde adviria o “Espírito de Verdade” que esclareceria todas as coisas. Assim, em 17-4-1857 surgiu “O livro dos Espíritos” de Allan Kardec com a certeira revelação e verídica interpretação. Surgia na França um poderoso farol a guiar os navegadores de um novo mundo. Passou o estágio de céus, infernos, purgatórios, santos e demônios. Após a morte do corpo, nosso novo domicílio é o mundo dos espíritos, regido por justas leis extrafísicas. A figura dantesca do demônio é substituída por espíritos maus e sem luz, em todos os graus. Os anjos e benfeitores são substituídos por espíritos luminosos do Bem e da Luz interior. Leis de Causa e Efeito substituem a bipolarização maniqueísta de crime e castigo. Tudo melhora num mundo mais justo, racional, criado e mantido pela Divina Providência.

   Sou um dos que crêem convictamente nestas palavras de Cristo Jesus: “No futuro haverá um só rebanho e um só pastor.” Presumo que será assim: Os hindus aprimorarão suas crenças reencarnacionistas e de castas; os judeus terminarão aceitando Jesus como seu Rei e Enviado; os Budistas emergirão de seu paraíso niilista (o “Não Ser”), os Cristãos das diferentes denominações aceitarão as Leis da Evolução com base na reencarnação “abrindo caminho para o Mundo Maior”. O Espiritismo de Allan Kardec, ou que outra denominação adote, emergirá como o “Grande Farol da Luz Maior”. Mesmo essa evolução será gradual com avanços e recuos surgindo o Tempo como o grande mestre da vida.

6 comentários:

  1. Gostei da matéria. Que o Fernando continue despertando nossa consciência com seus textos lúcidos e criativos!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei muito das matéria de Fernando Ós desde o tempo que minha mãe assinava a Gazeta eu colecionava suas crônicas.Que legal ter a oportunidade de aprender com ele.

    ResponderExcluir
  3. Esta é mais uma matéria muito elucidativa e inteligente de Fernando Ós, assim como todas as outras. Agradeço a oportunidade de trabalhar e aprender a cada dia com Fernando.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que Fernando decidiu colocar suas idéias em um blog, assim mais pessoas estarão compartilhando de boas mensagens, e uma grande experiência de vida.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia de um blog, precisamos sempre estar em contato com o plano epiritual e a modernidade contribui para isso, obrigado aos colaboradores que auxiliam para isso e claro ao seu Fernando.

    ResponderExcluir
  6. Nossa passagem poe este mundo, não é somente adiquirir bens materiais, comum em nosso dia a dia.
    E sim crescer espiritualmente.
    E é atravéz do conhescimento de pessoas como Fernando Ós, que neste blog nos presentea divulgando uma palavra de esperança. Nos momentos em que nossos caminhos se turvam elas se tornam um balsamo dando-nos alimento ao espirito.
    Parabens Fernando!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre esta matéria!